Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

GRATIDÃO

5 Jan 2017

 

Por definição: “A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa ou ser; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você”.

Percebo o mundo como um lugar onde nada se faz sozinho, nada se constrói sozinho. Um momento sempre depende de outro para acontecer, e tudo que está ao nosso redor tem um motivo para estar ali.

Coisas vão acontecendo para que outras possam vir a acontecer. Pessoas passam por nossas vidas de tal forma a deixar um pouco de si, sendo bom ou ruim, devemos ser gratos.

Ser grato vai muito além de dizer Obrigado. É viver uma experiência de poder mágico que nos leva, principalmente, a sermos pessoas melhores. É reconhecimento, é consideração, é maturidade. É enxergar nos pequenos episódios da vida, motivos para agradecer.

Não é preciso ir muito longe para encontrar alguém que precise de ajuda. Todos nós precisamos de algo a todo o momento. Todos precisamos uns dos outros para viver. Se pararmos por um instante para pensar que coisas tão simples como chegar em casa após o trabalho, e pensarmos quanto isso pode ser desejado por alguém, tanto estar em casa quanto ter um trabalho, pode nos levar a um entendimento de quantos motivos temos pra sermos gratos.

Estudos dizem que a gratidão está diretamente ligada à Felicidade. Todo aquele que segue sua vida com gratidão, é consideravelmente mais feliz. Porque enxerga a vida com outros olhos, sabe reconhecer o valor de ser agraciado todos os dias nas mínimas coisas. E quando se reconhece isso, tudo faz mais sentido.

Estamos sempre falando sobre sermos melhores profissionais, sermos competentes e preparadas para os desafios da profissão que escolhemos. Estarmos prontas para enfrentar os percalços da vida. Sermos fortes, persistentes, empoderadas. Isso é muito importante e válido.No entanto, em algum momento paramos para pensar naquelas pessoas que estão ao nosso lado? Aquele amigo que no momento certo nos diz: “Você consegue. Eu acredito em você.” Ou “Estamos juntos nessa, conte comigo.” Pessoas que cuidam dos nossos filhos enquanto trabalhamos, pessoas que nos dão uma carona naquele momento em que não temos como voltar para casa. Pessoas que nos ouvem em períodos de aflição. Que nos estendem a mão quando não temos nada a oferecer. Pessoas que nos acolhem em seus corações, sem se importarem com nossas limitações e nos amam mesmo assim. Pessoas que nos oferecem oportunidades que nunca pensamos ter. Tantos benefícios recebemos todos os dias das pessoas que nos cercam! Acredito muito no impacto que isso causa em nosso desenvolvimento intelectual, moral, emocional.

Mas Gratidão necessita de um exercício diário da nossa parte. Um esforço de tentar enxergar o que acontece a nossa volta com o olhar grato. Que tal começarmos a exercitar?Seja grata. Ainda que tudo esteja desabando ao seu redor, seja grata. Mesmo as piores fases tem um objetivo em nossas vidas. Seja grata do nascer ao por do sol. Seja grata por estar viva, pela saúde, pelo trabalho, pelos amigos que possui, pela sua família, por todas as capacidades com as quais você foi agraciada para desempenhar suas tarefas diárias e, seja grata às pessoas que contribuem para que sua vida seja um pouco melhor.O exercício da gratidão nos traz, além de um relacionamento mais profundo com a nossa própria humanidade, uma leveza, que deveras não tem preço. Experimente!Conte-me uma história sobre Gratidão que você já tenha experimentado ou presenciado, logo abaixo nos comentários. Será algo enriquecedor para todos nós!

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

O PESO

November 18, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon