Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

FORTALEZA

5 Mar 2017

O que significa esta palavra tão bela e usada em tantas situações?  Hoje vamos falar de FORTALEZA, que tem, entre outros significados, a força, coragem, determinação. Diz sobre aquela pessoa que tem a tendência de vencer seus próprios medos, superar os seus limites.

Muitas vezes ouvimos dizer que uma pessoa é uma “fortaleza”. Isso acontece quando sentimos firmeza nela, sentimos uma força impregnada na forma que ela tem de ver a vida, de enfrentar dificuldades, de não se abater com qualquer problema e de superar as mais distintas adversidades. É muito fácil se sentir seguro perto de uma pessoa assim.

Superar é a palavra dos fortes! Forte, ao contrário do que muitos pensam, não é aquela pessoa que não passa por problemas, que não enfrenta dificuldades. Não é a pessoa que nunca chora, ou sofre. Não é a pessoa que nunca precisa de ninguém. Não é a que nunca cai. Pelo contrário. Forte de verdade é quem cai inúmeras vezes e consegue se levantar. A fortaleza está muito mais ligada a quantas vezes uma pessoa se levanta de uma queda, ou supera situações difíceis. Mas isso não significa que ser forte seja passar por tudo sozinho.  Seja superar dificuldades sem a ajuda de ninguém. Pedir ajuda significa ser forte o suficiente para reconhecer que precisa. E isso é o maior indicativo de fortaleza. Porque a humildade é a principal característica dos fortes.

 

Fortaleza é uma dádiva concedida que poucos encontram. É algo que as pessoas já nascem com ela. A pessoa que possui fortaleza enfrenta a vida com gratidão e humildade. A humildade lhe permite aceitar que não tem controle sobre as coisas que lhe são mais essenciais. Consegue enxergar nas adversidades uma oportunidade. Uma fonte de aprendizado. Entende o quanto é necessário passar por sofrimentos para ser uma pessoa melhor. E entende que terá que enfrentar todos os momentos de sofrimento intenso que a vida nos impõe, sempre com competência para aceitar e administrar a dor. Querer comandar os acontecimentos da vida, querer influenciar coisas cujo controle não nos pertence, não é sinal de fortaleza, como também não é sinal de esperteza ou de inteligência.

Os fortes sabem que não adianta lamentar, blasfemar. De nada adianta reclamar do sofrimento e se colocar em posição de vítima. As pessoas que não toleram frustrações, dores e contrariedades são as fracas. Ser forte é saber aceitar as decisões do outro, é entender que muitas vezes temos que errar, “quebrar a cara” para aprender, para crescer. É respeitar o curso da vida. É saber que toda decisão tem uma consequência, seja ela boa ou ruim, e que temos que arcar com elas. Por isso se diz que ser feliz é uma decisão. E uma decisão inteligente. 

 

 

A partir do momento que decidimos nos colocar como “as sofredoras”, que decidimos que nossa vida não tem conserto, que tudo é ruim para nós e, o mais importante, que somos autossuficientes o bastante para não pedir ajuda, assinamos uma declaração de fraqueza e abdicamos do direito de ter uma vida melhor. Ninguém é mais responsável por nossas dores do que nós mesmos. 

Os fortes são aqueles que ousam e se aventuram em novas situações, correm o risco, porque tem a convicção pessoal de que, se fracassarem, terão forças para se recuperarem. E essas forças só podem vir do seu interior. Daquilo que acreditam, daquilo que sentem intimamente. Isso os condiciona a buscar algo novo, a tentar, persistir e nunca desistir. Apesar de tudo. Isto é liberdade! Os fortes são deliberadamente livres de qualquer peso, culpa ou arrependimentos. Porque sabem que têm o direito de errar e o erro, para eles, significa aprendizado. 

Portanto, nos resta concluir que, ao invés de suplicar aos céus por forças para enfrentar as adversidades, devemos suplicar por sabedoria. Pois, quanto mais sábia a pessoa, mais forte ela será.

Una-se a estas pessoas. Tente aprender com elas o máximo que puder. Busque com humildade aceitar suas limitações. Aceite que você pode e vai falhar muitas vezes. Quando cair, peça ajuda para se levantar. Assim como estende a mão a quem está no chão. Você não precisa ser uma rocha todo o tempo. Entenda que a fortaleza vem de dentro. Você só precisa encontrá-la.

 

Gostou? Comente! Vamos falar sobre o que significa ser forte para você!

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

O PESO

November 18, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon