Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

O segredo dos bons escritores

5 Jun 2017

 

O poder de atração de uma obra artística encontra-se em sua originalidade. No mundo literário esta característica se desenvolve a partir de algo que chamamos de VOZ NARRATIVA.

 

A voz narrativa é o coração dos bons textos, das histórias bem contadas. Esse poder pode ser exemplificado quando percebemos que uma pessoa com uma piada não tão boa é capaz de fazer mais pessoas rirem que outra com uma piada que teria tudo para ser a melhor do momento.

 

A ausência de uma voz narrativa legítima é capaz de matar a melhor das ideias 

 

A ausência de uma voz narrativa legítima é capaz de matar a melhor das ideias, que possam surgir para se escrever uma história. Ter um estilo próprio, saber manipular esquemas narrativos e, muitas vezes pela intuição, conhecer o timing de cada elemento em um texto costuma ser mais valioso que a própria questão dramática apresentada.

 

Um escritor encontra sua voz narrativa começando pela imitação. Ele se inspira em alguém e tenta copiá-lo. Ele lê e escreve, sempre tentando se aproximar daqueles ícones que tanto admira no mundo das letras. Primeiramente de uma maneira informal e leiga.

Em um segundo momento deste processo (sempre escrevendo e lendo), o escritor percebe que precisa buscar a técnica. É iniciada uma conversão em seus textos. Aquilo que soava cópia e imitação começa parecer autêntico e elegante. Nessa etapa, as maiores pérolas de um artista começam a ser lapidadas.

 

Aquilo que soava cópia e imitação começa parecer autêntico e elegante

 

No último estágio da busca por sua voz narrativa, o artífice da escrita, despojado dos manuais de escrita e da influência direta de seus ídolos, passa a trabalhar de forma autônoma. Sua voz narrativa se torna evidente em cada linha, parágrafo e capítulo de suas histórias. Sua escrita passa a pulsar com autenticidade.

O poder de atrair olhares para um texto, a capacidade de prender as atenções e multiplicar os apreciadores de uma boa leitura aumenta à medida que o escritor encontra sua Voz Narrativa. Se você pretende escrever profissionalmente, comece hoje a buscá-la!

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon