Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

Fotos nítidas

27 Jun 2017

 

Este texto é para você, leitor, fotógrafo principiante. Aí vão algumas dicas poderosas para que sua foto saia perfeita!

 

Para que as fotos possam ser classificadas como “fotos de qualidade”, é necessário que elas estejam nítidas, bem claras e visíveis, sem ruídos ou tremidas, ou seja, o foco ajustado. Assim, decidi iniciar, passando algumas dicas para que as suas fotos sejam fotos que você tenha sempre vontade de olhar.

 

1ª dica: Segurar firme

A câmara sempre deve ser segurada com as duas mãos, assim a chance da foto sair tremida é muito pequena. Ou se preferir você pode apoia-la em uma superfície plana, ou ainda utilizar um tripé.

 

2ª dica: Disparo automático

Após ter certeza que a câmara esta sendo segurada firmemente, você poderá utilizar o disparo automático (recurso disponível em todos os equipamentos fotográficos, e isto inclui o seu celular!). Caso você não utilize este recurso, a foto poderá sair tremida, pois você empurrará a câmara para baixo (ou para frente, no caso de celular).

O que acontece é que, dependendo da velocidade que esteja usando (modo manual), o movimento não influenciará na qualidade, mas em velocidades mais baixas, como abaixo de 1/30, por exemplo, o menor movimento já influenciará na nitidez das fotos. Por isso, utilize um disparador remoto ou simplesmente programe o timer (ou temporizador) de seu equipamento .

Em alguns casos este disparo poderá ser feito à distância. Existem disparadores com cabo, sem fio, e ainda tem aplicativos para celulares que também conseguem disparar a câmera remotamente.

 

3ª dica: Lentes e filtros de qualidade

A qualidade de lentes e filtros influencia diretamente na nitidez das fotos. Você deverá fazer um teste, utilizando produtos de qualidade inferior e depois substituindo por produtos de boa qualidade: a nitidez muda e muito. E isso não vale somente para filtros e lentes, invista na qualidade de seus equipamentos também, não somente no aprendizado das técnicas.

 

4ª dica: Descobrindo a abertura mais nítida da lente

Toda lente de abertura variável, tem uma que é mais nítida que as outras (e para saber qual a melhor a ser utilizada você deverá testar o seu equipamento – celular ou câmara). Depois que descobrir a abertura mais nítida, as fotos serão mais nítidas.

 

5ª dica: Limpeza

A limpeza do equipamento, da lente e dos acessórios são fundamentais para que a foto seja nítida. No caso das câmaras, para a limpeza do sensor são necessários alguns cuidados devido à sensibilidade, por isso, vale levar à assistência técnica para a limpeza.

 

6ª dica: Velocidade do obturador

Esta dica se aplica em fotos nítidas em movimento, ajuste a velocidade do obturador para valores altos. A melhor maneira para você que é iniciante é fazer uma sequencia de fotos e depois selecionar as que ficaram melhores (mais nítidas do que as outras). Quando a iluminação é precária, mesmo com a velocidade alta do obturador, para aumentar a nitidez será necessário um tripé ou apoio firme.

 

7ª dica: Estabilizador de imagens

Este recurso não está disponível em todas as câmaras, o objetivo deste recurso é diminuir as tremidas no momento da foto. É muito utilizado quando não é feito o uso do tripé ou de qualquer outro tipo de apoio. Portanto, mesmo segurando a câmera, com o auxílio de um estabilizador de imagens e com o disparo automático, suas fotos ficarão bem melhores. Ideal para fotografar festas, onde o uso do tripé não é aconselhável. Mas é preciso ficar atento, o estabilizador de imagens precisa ser ótico, alguns fabricantes usam este termo, mas na verdade o que fazem é aumentar o ISO pra você poder fotografar com mais velocidade.

 

8ª dica: ISO

Faça um teste no seu equipamento para entender melhor como o ISO funciona e como deverá ser configurado. Altere os valores para 100 ou menos, e veja a nitidez de fotos aumentar. Quanto maior o ISO, maiores serão as chances de ruídos na imagem. Você não é obrigado a manter o valor de ISO sempre em 100, vá aumentando o número e compare as fotos, assim saberá o limite máximo sem que haja perda de nitidez.

 

9ª dica: Iluminação

Esta é a mais importante! Foto não é nada sem a iluminação adequada.  Quanto maior a iluminação no ambiente, mais nítidas serão as fotos. Sugiro adquirir uma fonte de luz externa (flash externo ou então alguma outra luz auxiliar).

As dicas não tem nada de diferente do que fazemos no nosso dia a dia, mas caso tenha alguma novidade acima, basta você fazer os testes no seu equipamento e verificar quais as melhores configurações. Lembrando que hoje a maioria dos celulares tem vários modos de fotografia, pré-configurados e em alguns casos tem o modo manual, que todas as configurações devem ser feitas pelo usuário.

 

Espero ter conseguido ajudar vocês! Façam o teste e me contem como foi. Um grande abraço!

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon