Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

Seja um autor independente

3 Jul 2017

 

Muitas pessoas têm o sonho de publicar um livro. Isso já não é algo tão difícil assim.

Se você estiver disposto a esperar que uma editora te encontre, tenho uma péssima notícia para dar: pode ser que espere o resto da vida. Experiência de quem conhece o mercado editorial brasileiro.

Mas não desanime, porque existem várias maneiras de você realizar seu sonho, sem necessariamente precisar esperar por uma editora. E, quem sabe, como ocorreu comigo, se fizer um trabalho da forma correta, com comprometimento e seriedade, você possa acabar fechando contrato de publicação com uma!

 

O que é um autor independente?

Chamamos de autor independente aquela pessoa que publica um livro com os recursos do próprio bolso e sem o selo de uma editora. Essa é uma das maneiras possíveis de se publicar. E é sobre isso que falarei aqui.

 

Primeiros passos

O que é preciso para se publicar de forma independente? Obviamente, ter o texto do livro finalizado. Este texto precisa passar por uma revisão, onde os erros de português serão eliminados.

Procure uma bibliotecária e peça para ela fazer a ficha bibliográfica do seu livro. Tire uma foto bem bonita para inserir na orelha do livro e prepare uma sinopse que cative o leitor para ser colocada na quarta capa do livro.

 

Capa e miolo do livro

Após a revisão do texto, você deve procurar um capista e um diagramador. O primeiro fará a capa do seu livro e te entregará um arquivo PDF (capa.pdf). O segundo irá diagramar: colocar a fonte adequada no texto, paginação, espaços nas margens... e também lhe entregará um arquivo PDF (miolo.pdf). Estes trabalhos podem ser realizados por um mesmo profissional e paralelamente. Eu contratei a empresa EZ para isso.

 

Impressão e lançamento

Você levará os dois arquivos para uma gráfica e, após acertar o tipo de papel e o número de exemplares (a tiragem), você terá seu livro impresso. Encontre um local interessante para fazer seu lançamento. Convide amigos, vizinhos e parentes. Faça divulgação nas redes sociais e divirta-se. Será um dia inesquecível!

 

Resumindo o processo:

  1. Revisão do texto

  2. Montagem da capa do livro

  3. Diagramação do miolo do livro

  4. Impressão dos exemplares

  5. Lançamento

 

Boa sorte!

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon