Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

Busque a excelência

7 Aug 2017

A hora é de você se aperfeiçoar.

 

Há algum tempo, quando comecei a escrever profissionalmente, eu queria apenas realizar um sonho comum e entregar uma história, de poucas páginas, digitada para meu sobrinho.

Eu insistia em dizer para todos a minha volta, e para mim mesmo, que eu não precisava me tornar um Machado de Assis ou um Edgar Allan Poe. E, de fato, não há nenhum mal em querer que as coisas funcionem assim, digamos, em nível basal, escrever apenas por diversão.

 

O fato é que todos que escrevem o fazem para serem lidos. E isso só ocorre com uma condição: com qualidade textual.

 

O bom não é suficiente para quem ama.

 

Para alcançarmos qualidade textual é necessário um esforço hercúleo. Por isso, desejar apenas escrever como passatempo não me levaria a realizar meu sonho. Eu precisava desejar ser um Assis ou um Poe, ainda que terminasse minha vida sem alcançar tal pretensão. A verdade é que precisamos mirar o sol, se quisermos alcançar as estrelas.

 

Essa mudança de pensamento, porém, só aconteceu para mim, quando fui desafiado, quando percebi que por mais simples que fosse o texto que eu digitasse, ou por melhor que ele aparentasse, ele não seria suficientemente bom como presente para alguém que eu amo. Afinal, era um presente para meu sobrinho. Eu precisava que ele fosse "O" melhor texto para ele.

 

A média é um lugar confortável.

 

Minha história mudou exatamente nesse instante. Por causa do amor. Eu achava que aprender ou reforçar os meus conhecimentos sobre as regras gramaticais, sobre linguística, sintaxe... era apenas uma formalidade para um escritor sem altas pretensões, como eu era.

 

Mas o certo é que a média costuma ser um lugar confortável demais para se estar, mas não é um lugar para pessoas apaixonadas, pessoas que amam, que fazem algo por pura paixão. E foi nisso o que me tornei: uma pessoa apaixonada pela escrita.

 

Encontre sua paixão.

 

Eu comecei querendo presentear um sobrinho que tanto amava, então, minhas filhas nasceram e depois vieram outros leitores, muitos dos quais sequer conheço pessoalmente. Minha paixão por tudo isso só aumentou a cada dia.

 

Possuir um propósito maior do que nós mesmos é tudo o que precisamos para dar andamento a um projeto. E foi isso que consegui.

 

Esta é a motivação que me faz ir além, que me faz buscar o aprendizado, o ensino, livrar-me do comodismo e buscar a excelência na minha escrita.

 

E você? O que te move? O que te arranca arrepios e suspiros de amor?

Encontre sua paixão verdadeira e encontrará a força para fazer o que precisa ser feito da melhor maneira a ser feito.

 

Tenham uma semana abençoada e de Poder!

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon