Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

Você nutre os seus sentimentos

11 Aug 2017

 

Olá querido leitor!

Hoje começo a nossa conversa com uma fábula indiana: A árvore dos desejos.

 

“ Uma vez um homem estava viajando e, acidentalmente, entrou no Paraíso (no conceito indiano de paraíso, existem árvores do desejo). Você simplesmente senta debaixo delas, deseja qualquer coisa e imediatamente seu desejo é realizado – não há intervalo entre o desejo e sua realização.

 

O homem estava cansado e pegou no sono sob a árvore dos desejos. Quando despertou, estava com muita fome, então disse: “Estou com tanta fome, desejaria poder conseguir alguma comida de qualquer lugar. ”

 

Imediatamente apareceu comida vinda do nada – simplesmente uma deliciosa comida flutuando no ar. Ele estava tão faminto que não prestou atenção de onde a comida viera. Começou a comer imediatamente. E a comida estava deliciosa! Agora estava satisfeito. Outro pensamento surgiu em sua mente: “Se ao menos eu conseguisse algo para beber...”

Como não há proibições no Paraíso, imediatamente apareceu um excelente vinho. Bebendo vinho relaxadamente na brisa fresca do lugar, sob a sombra da árvore, começou a pensar: “O que está acontecendo? O que está havendo? Estou sonhando ou existem espíritos ao meu redor zombando comigo? ”

 

E os espíritos apareceram, eram ferozes, horríveis, nauseantes. Ele começou a tremer e um pensamento surgiu em sua mente: “Agora vou ser assassinado, com certeza! ” E então conforme seu desejo, ele foi assassinado. ”

 

Essa fábula tem um imenso significado, a nossa mente é a nossa árvore dos desejos. A nossa maneira de pensar determina os nossos sentimentos.

 

Nutrindo sentimentos

 

A forma como pensamos acerca de nós mesmos, das outras pessoas, e dos acontecimentos pode ter um impacto importante sobre o nosso humor. Se olharmos profundamente para nós mesmos podemos perceber que criamos as nossas vidas a partir daquilo que pensamos. Podemos através dos nossos pensamentos criar o nosso inferno ou o nosso paraíso, criar nossos tormentos e também as nossas alegrias.

 

A vida gira, temos compromissos, temos problemas, temos medos, temos anseios e é natural que muitos pensamentos apareçam na nossa mente, e pontualmente teremos pensamentos e sentimentos negativos. Mas você também tem a chave para lidar com tudo isso, que é a sua capacidade de gerenciar as suas reações frente aos seus pensamentos e sentimentos.  Podemos fazer isso através da nossa tomada de consciência, a qual você já deve ter usado algumas vezes. Com certeza você deve se lembrar de algum momento em que você seguiu o que estava pensando ou sentindo.

 

Geralmente nos envolvemos com os nossos pensamentos, especialmente os negativos, a partir das nossas experiências internas, e acabamos confundindo os nossos pensamentos com a nossa identidade. Passamos a julgar que aquilo que sentimos é realmente o que somos. Por exemplo, num momento triste você pode ter o pensamento: “eu estou deprimido” e sempre que esse pensamento surgir você começa a se sentir triste, andar arrastado, cabisbaixo, e provavelmente você vai se julgar uma pessoa deprimida. A repetição desse cenário poderá gerar comportamentos que irão contribuir para a instalação real de um problema psicológico.

 

Alimentando a positividade

 

Para alimentar os sentimentos positivos você também pode usar da sua consciência, estando presente onde o seu corpo está, vivendo cada momento da sua vida, estando atento àquilo que te faz bem.

 

Eu sei que sua vida é corrida, se estressa com tanta coisa para fazer, você luta diariamente para dar o seu melhor. E está tudo certo com isso. Aliás tudo certíssimo. Essa é sua vida. 

Mas o que te nutre? O que te alimenta? O que te abastece para você viver tudo isso?

 

É o beijo do seu filho? É uma xícara de café? É uma taça de vinho ao anoitecer? É a sensação dos seus pés tocando o chão quando você caminha? É a batida do seu coração? São as risadas com os amigos?

 

Diariamente eu e você somos bombardeados sobre quem devemos ser, o que devemos ter, o corpo que devemos querer, o que devemos comer, o status social ou profissional que devemos almejar, como pré-requisitos para a felicidade e o sucesso.

 

O sentimento de felicidade só depende de olhar para dentro e entender que aquilo que você precisa para ser feliz está na essência. As coisas de fora podem ser conquistadas e dar um ar de felicidade, afinal de contas você lutou para conquistá-las, mas se elas não estiverem conectadas com a sua essência, com a sua verdade, não passará de um mero colorir passageiro. 

 

A sua mente é mágica, use essa magia para construir um mundo mágico ao seu redor. O seu “paraíso” só depende de você.

 

Pare por um tempo e reflita, e se sentir à vontade compartilhe conosco: quais são os pensamentos que você vai colocar sob a árvore dos desejos? O que alimenta a sua vida?

 

Um grande abraço! Até o nosso próximo encontro!

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon