Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

Como prender o leitor através de seu texto

6 Oct 2017

O sonho de todo bom escritor é conseguir fazer com que seu leitor seja fisgado por seu texto e não consiga desgrudar os olhos da página do livro até que chegue ao ponto final. Mas será que existe alguma técnica para se fazer isto?

A resposta é SIM! Estamos falando de CLIFFHANGER.

 

O termo foi utilizado pela primeira vez quando um roteirista fez com que o protagonista da trama de um seriado ficasse pendurado à beira de um abismo ao final do episódio de uma série de TV estadunidense. Na semana seguinte, todos os telespectadores estavam aguardando ansiosos pelo próximo capítulo do filme.

O cliffhanger pode ser inserido no início, no meio ou no final de uma história, quantas vezes você achar conveniente. Existem muitas formas de fazê-lo. Eu listarei 3 delas:

  1. Leve seu protagonista a uma situação de perigo extremo ou precária: um exemplo seria o que foi dado anteriormente. Outro exemplo seria você colocar seu personagem no centro de um labirinto; a audiência ficaria curiosa para saber como ele fará para sair de lá.

  2. Utilize uma questão dramática muito inteligente: esta opção geralmente é utilizada no início da história. Um exemplo que sempre gosto de dar é o do livro “Peter Pan”. Na época em que foi publicado pela primeira vez, ninguém nunca tinha ouvido falar de Peter Pan ou da Terra do Nunca. Imaginem uma história cujas primeiras palavras são estas: “Todas as crianças crescem, menos uma.” O autor desarma seu leitor, deixando-o curioso para saber que criança é esta que não cresce, como se desenrolará a história dessa criança...

  3. Entregue um enigma para seu leitor: este tipo de cliffhanger é o que mais utilizo nos meus livros da coleção “Objetos de Poder”. Isto porque escrevo para um público infanto-juvenil e também porque o reino da minha mitologia se chama Enigma. O leitor fica mentalmente tentando decifrar a charada entregue na história. Este mecanismo é muito utilizado nos livros de Dan Brown.

Espero que tenham gostado das dicas. Vale lembrar que são várias e mesmo estas que citei possuem muitas características que precisam ser preenchidas para funcionarem bem, provocando o interesse e curiosidade do leitor pelo seu texto.

Um forte abraço, queridos!

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon