Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

O PODER DE EXPOR AS FRAQUEZAS

21 Nov 2017

Somente quando temos coragem suficiente para explorar a nossa escuridão, descobrimos o poder infinito de nossa própria luz.
[O poder da vulnerabilidade, Brenè Brown]

 

Um dos piores medos que temos é o medo de fracassar e a sensação de não sermos bons o bastante.
Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente.

A primeira vez que expus minha vulnerabilidade foi através de um artigo publicado no Projeto Draft. Nessa ocasião eu estava vivendo e morando na Austrália, tentando absorver toda a transformação que minha vida começava a ter.


E pra minha surpresa, da noite pro dia, aquela história real, autêntica, verdadeira e escrita de forma quase visceral já havia sido visualizada por mais de 5000 pessoas e compartilhada mais de 500 vezes.

 

Mas confesso que quando o artigo foi publicado, eu demorei alguns dias até ter a coragem para compartilhá-lo na minha timeline. E cheguei a pensar que o melhor seria se “apenas” aquelas 5000 pessoas que não me conheciam vissem aquilo.

 

Pois, o título que dizia “Após 3 fracassos profissionais…” teve um enorme peso pra mim, justamente quando eu vinha juntando os caquinhos do que me restava para me recompor.

E o que senti naquele momento foi um misto de vergonha e euforia por ter exposto minha vida, minha carreira, minha família e tudo que veio no pacote de mudanças na minha vida após o ano de 2013.

 

Mas daí, eu fui recebendo tantos feedbacks e mensagens positivas de gente que sequer me conhecia, mas que  tiveram empatia com a minha história, que comecei a mudar o paradigma de que o fracasso fosse algo negativo.

Depois disso, eu que já vinha fazendo da escrita uma forma de  extirpar toda aquela gama de sentimentos contraditórios, comecei a perceber que aquela matéria bruta que eu havia extraído poderia ser uma fonte de inspiração para outras pessoas.

Mas no meio de todo o processo de autoconhecimento que tive, uma voz quase que silenciosa veio a me dizer:
-Você quer ser uma contadora de história ou uma fazedora de histórias?

E hoje tenho a clareza de que aqueles meses em que estive fora, nos quais me permiti sair até de mim mesma, serviram principalmente para me preparar para estar no lugar que estou e a fazer o que venho fazendo .

 

É PRECISO SAIR DA ILHA PARA VER A ILHA. NÃO NOS VEMOS SE NÃO SAÍMOS DE NÓS.

[O conto da ilha desconhecida, José Saramago]

 

A sensação que tenho é a de que voltei mais forte para experimentar uma nova vida, num novo cenário, empreendendo de uma forma nunca antes imaginada, investindo com recursos por meio das minhas múltiplas potencialidades, me beneficiando do que podemos chamar da inteligência coletiva e me interagindo com pessoas e projetos incríveis.
Aprendendo e ensinando.
Observando e absorvendo.

 

Pois à medida que vou me conscientizando do meu real valor e potencial de executar algo , mais eu me envolvo em frentes de projetos e de iniciativas empreendedoras em rede, nas quais posso aplicar todo o conhecimento adquirido por meio das múltiplas conexões que venho construindo ao longo desse tempo de descobertas e transformações.

E hoje, cada vez que eu recebo convites para participar de eventos onde tenho a chance de expor a minha vulnerabilidade, mais clareza tenho de que a equação final de erros e aprendizados é o que me move a seguir em busca de um novo modelo de vida.

E esse plano de vida já existe. É o que já está acontecendo comigo, e que pode estar acontecendo com você também.
Pode ser até que você já o tenha alcançado. Pode ser que ainda precise persegui-lo por mais algum tempo.

 

E sabe qual é esse grande projeto  que estou construindo? 
É o Meu Plano F de vida! 
Pois quando todos os outros planos (A,B,C…) deixam de dar certo (ou simplesmente não nos fazem mais sentido), ainda nos resta sermos simplesmente FELIZES com nossas escolhas!

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon