Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

SABEDORIA

1 Dec 2017

Olá caros leitores! Muito bom falar a vocês novamente. O assunto hoje é SABEDORIA.

 

“Conhecimento é saber que tomate é uma fruta, sabedoria é saber que não se deve usar um tomate em uma salada de frutas”   Charliton Albert

 

Ouvimos muito falar sobre sabedoria. Sobre como pessoas conseguem ser tão justas e terem um discernimento maior que as demais. É assim, porque sabedoria não é para qualquer um. Ser sábio vai além de só obter conhecimento. É sobre saber utilizá-lo.

 

É importante frisar que a sabedoria se adquire, principalmente, por meio das experiências que vivemos e o que aprendemos com elas. Por isso é mais comum que pessoas mais velhas tenham mais sabedoria, apesar de não ser uma regra.

 

O que aprendemos com as experiências que vivenciamos

 

Neste dia chuvoso em BH, minha cidade natal, me pego a refletir sobre o que aprendi com a minha experiência de vida. Porque sabedoria é grandiosa, mas pode ser absorvida junto com o conhecimento, ou seja, pode ser aprendida. Aliás, o conhecimento nada significa sem sabedoria. Às vezes conhecemos pessoas simplórias, muitas vezes sem grandes graus de estudos, ou diplomas, mas dotadas de uma sabedoria sem igual. Isso acontece porque a simplicidade e a sabedoria caminham juntas. A pessoa sábia tem a bondade dentro de si, e sabe espalhar esta bondade por onde passa. É uma pessoa justa e sensata, que toma decisões baseadas no bom senso e sabe se colocar diante das mais diversas situações. Porque sempre sabe o que está fazendo, e principalmente, aonde quer chegar. Mas este saber não a torna uma pessoa soberba, isto é, não extrai sua humildade.

 

Ser sábio

 

Ser sábio é ter um comportamento diferente do que geralmente vemos nas pessoas. Sim, a sabedoria exprime comportamento. Porque, quem é sábio, o é em pensamentos, palavras e ações. Quem costuma ter palavras sábias, mas suas ações não condizem com suas palavras, em pouco tempo cai em contradição e se perde em meio a meras palavras sem sentido. O que dá sentido às palavras são as ações que as precedem.

 

Como disse antes, a sabedoria pode ser aprendida sim. Quando adquirimos conhecimento de uma pessoa sábia, podemos e devemos absorver a sabedoria contida nela. É a forma mais inteligente de absorver conhecimento, pois, unido ao ele, aprendemos a melhor forma de aplica-lo.

 

Sabedoria de Deus

 

Muito se ouve falar sobre a sabedoria de Deus. Ele, sendo a fonte da sabedoria infinita, tenta, através de vários recursos, nos ensinar a caminhar sabiamente, e nos convoca a evocar sua sabedoria quando necessitamos. É uma fonte inesgotável, totalmente acessível pela fé.

 

Porém, há aqueles que utilizam sabedoria para fazer coisas menos boas, neste caso, ela pode ser sinônimo de astúcia, esperteza ou manha. Não cabendo aqui o título de pessoa sábia, pois a sabedoria provém do bem, de todo bem que possamos partilhar.

 

Quando sábios, somos mais tolerantes, temos mais discernimento e somos mais pacientes, temos mais aceitação, resiliência e empatia. Isto significa que sabemos esperar os momentos certos, que sabemos aceitar e respeitar as pessoas como elas são, e conseguimos entender melhor o que nos acontece. Sabemos a hora de falar e de calar, a hora de agir e de esperar. Só a sabedoria nos traz esta perspectiva sobre a vida. Por isso a sabedoria nos traz paz ao coração. Pela sabedoria respiramos fundo, repensamos a melhor forma de lidar com as mais diversas situações que nos acometem e estamos sempre preparados para vencer. Acima de tudo, porque sabemos esperar a vitória chegar. Portanto, penso que a pergunta seria: O que devemos buscar mais do que a sabedoria?

 

Todas as vezes que precisar de mais paciência, ser mais tolerante, agir com mais clareza e objetividade, resolver algo que, em primeira instância lhe pareça insolúvel, peça aos céus sabedoria, e tudo isso lhe virá por acréscimo. Tente ao máximo conviver com pessoas sábias, de bom coração e que possam te ensinar a ser sábio também. É a forma mais rápida de se chegar lá. Pense que absolutamente tudo tem um propósito, mas acredito que o maior deles é fazer você se tornar uma pessoa melhor. E qual seria a pessoa melhor do que sábia?

 

Comente, fale sobre atitudes sábias que você já teve ou gostaria de ter. Adoraria conversar com você.

 

Um grande beijo e até a próxima!

 

Mais textos da Rubia Arce: Coluna Memorar

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

O PESO

November 18, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon