Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

Aprender para crescer

22 Dec 2017

Olá querido(a) leitor(a)!

Chegamos enfim a mais um final de ano. E, como de costume, somos incentivados a fazer uma reflexão sobre como foi o ano, o que realizamos, o que deixamos de realizar, as experiências positivas e também as negativas e assim por diante. É o momento também em que muitas pessoas pensam em projetos para o próximo ano e buscam renovar suas esperanças para que os 365 dias que virão sejam melhores do que os que passaram.

E cá estou eu... sendo uma das pessoas a lhe solicitar essa reflexão, mas dessa vez, gostaria que o foco fosse o aprendizado, em especial, diante das situações que de algum modo o tiraram da zona de conforto ou mesmo foram desagradáveis. Como uma das nossas colunistas poderosas mesmo diz (Kika Moreira)... Crescer dói!

Nenhum crescimento é confortável, pois ele exige mudanças, esforço e muitas vezes dor. Isso vai desde uma semente que tem que se esforçar para romper a casca e a terra acima de si pra germinar, até a nós que precisamos ter todos os nosso órgãos modificados para crescerem. Mas, ao final, temos a recompensa de nos tornarmos mais preparados e melhores para os desafios que a vida constantemente nos traz.

Portanto, convido você a fazer uma retrospectiva de tudo que aconteceu em sua vida nesse ano de 2017, a resgatar suas memórias e se permitir aprender com cada desafio que enfrentou. Isso será importante para perceber o quanto se tornou mais experiente e melhor diante da vida e das crises, mesmo que parte ou toda responsabilidade por um resultado negativo tenha sido sua.

Nunca somos totalmente algozes ou totalmente vítimas diante da vida, pois cada escolha que fazemos gera um resultado. Então, se você percebe que as pessoas tem abusado muito da sua boa vontade, aprenda a dizer não quando necessário; se você não está sendo respeitado ou reconhecido como deveria, se pergunte o que pode fazer para se posicionar melhor; se houve ruptura em algum relacionamento, pense qual sua parcela de responsabilidade e o que pode tirar de melhor de tudo isso, pois uma coisa é certa... Não tem como apagarmos nossos erros e o que acontece conosco, mas está em nossas mãos o que fazer a partir disso. Você pode xingar, esbravejar, chorar, pensar em se punir, mas de nada irá adiantar se não perceber que está em suas mãos a mudança, mesmo que ela não seja confortável.

Então, aproveite esse final de ano e faça uma lista de aprendizados, talvez irá se surpreender como 2017 pode ter ensinado muita coisa a você, afinal de contas, todo dia é dia de aprender e também de crescer!

Um grande abraço e até 2018.

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon