Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

Como manter a motivação 365 dias no ano

15 Jan 2018

Olá querido(a) leitor(a)!

Esse é o primeiro texto do ano, e algo que venho refletindo bastante, pois surge com frequência com meus clientes em terapia é como se manterem motivados os 365 dias do ano para realizar e se tornarem o que desejam.

 

Justamente por termos findado um ano agora, é muito comum surgirem as reflexões do que deu certo, do que deu errado, do que conquistamos, do que ficou pendente e renovarmos a lista para os objetivos para o ano que irá nascer. Por outro lado não é raro vermos a pessoa chegar ao final do próximo ano que idealizou tanto, ainda com algumas questões pendentes. Se esse é o seu caso, existe uma excelente estratégia para que sua motivação não sucumba ao longo do ano. E, para isso, é importante entendermos o que é a motivação.

 

Se a cortarmos teremos MOTIVA/AÇÃO, ou seja, o que nos motiva a ação. É fácil entender o conceito, mas colocar em prática é um verdadeiro desafio. E um fator que dificulta é que esperamos a motivação surgir, brotar naturalmente dentro de nós, e não é bem assim que a coisa funciona... Podemos fazer a motivação surgir e se manter com uma ação nada complexa, que é olhar as vantagens.

 

Nosso cérebro foi projetado para analisar as situações e identificar qual o melhor caminho a seguir considerando o que será mais vantajoso e benéfico ao final. Isso é um mecanismo natural para sobrevivência e que podemos utilizar com mais afinco no cotidiano. Sendo assim, para criar e manter a motivação é necessário ter sempre a sua frente os benefícios que terá ao concluir aquela ação.

 

Vamos pensar... qual seria o benefício que teria ao manter-se focado o ano todo em cumprir os objetivos que propôs? Podemos ter diversas respostas: satisfação por ter cumprido o que planejou, alcance dos objetivos que lhe eram importantes, mais dinheiro, mais saúde, mais sucesso, mais felicidade, crescimento profissional, concretização de um sonho etc.

 

Então lá vão 2 dicas de ouro:

  1. Trace todos os seus objetivos em uma folha ou agenda, e pra cada um coloque na frente os benefícios e vantagens que obterá realizando aquela atividade. Detalhe o máximo possível e não precisa se restringir apenas a conquistas tangíveis, sensações e sentimentos positivos também são permitidos, como no exemplo acima. Fazer isso não significa ignorar as dificuldades; mas ao ter a visão clara dos seus ganhos, os desafios tornam-se secundários frente ao resultado final, mantendo seu ritmo e fôlego por muito mais tempo.

  2. Mantenha os seus objetivos sempre a vista, então cole sua lista em um local ao qual tenha acesso todos os dias. Os meus ficam na parte de dentro da porta do meu guarda roupas. Todo dia pela manhã, quando vou me arrumar, meus objetivos estão lá a minha frente e posso assegurar que isso me ajuda e muito. Em 2015 fiz um planejamento por 5 anos e no final de 2017 já havia conquistado 90% do que desejava. E o motivo disso? Mantive meus olhos todos os dias no que era importante.

Então comece o seu ano com o pé direito e se foque em fazer e, principalmente, em ser muito mais que em 2017.

 

Um ano extraordinário para todos nós!

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

O PESO

November 18, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon