Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

Edinburgo, a cidade que te teletransporta para época medieval

28 Mar 2018

 

No último texto falei sobre Sevilha! Que tem a praça mais linda do mundo. Mas hoje vou falar sobre a Escócia... Sobre Edinburgo para ser mais específica. A vez que estive lá foi para passar o réveillon. Eu tinha tido o melhor réveillon da minha vida há 10 anos atrás, no Rio de Janeiro, com minha amiga Janis, agora, mais um marco está cravado na minha história, e novamente eu estava com ela nesse momento lindo. O réveillon de Edinburgo ou Edinburgh’s Hogmanay! Eu fuuuuuui!!! E foi sensacional!

Edinburgo é a capital do país e fica no sudoeste da Escócia. Essa cidade te teletransporta para a época medieval. As construções maravilhosas, os objetos, os pubs, a comida, o whisky, os homens de saia tocando aquelas músicas dos filmes medievais na gaita. Até na boate do Frankenstein nós fomos. Gente... parece que estou lá agora.

 

 

O Edinburgh’s Hogmanay é um evento de réveillon que dura 3 dias e tem programações gratuitas e pagas nas ruas e dentro de parques, com shows de bandas, fogos de artifício e um parque de diversões enorme ao ar livre. Eles fazem algo parecido com o nosso carnaval, só que no frio. Ahahahahaha!!! Mas é muuuuito legal! A cidade fica abarrotada de gente. Para vocês terem uma ideia, como deixei para a última hora (faltavam uns 2 meses pro réveillon), só consegui vaga pra hospedagem no Sheraton, uma das redes de hotéis mais luxuosas do mundo. Paguei os olhos da minha cara, mas gente... valeu cada centavinho. Foi a primeira vez na minha vida, que eu fiquei em um hotel de luxo. O banheiro do meu quarto tinha opções de cores nas lâmpadas para você relaxar na cor que escolher durante um banho de banheira com sais de banho. Gente... é muito luxo, eu nunca tinha visto aquilo, fiquei maravilhada, e obviamente, tomei vááááários banhos quentinhos cada um de uma cor. Lembro até hoje das sensações, é realmente muito relaxante, até cochilei na banheira.

 

Puxando aqui pela minha memória, a programação lá foi mais ou menos o seguinte:

No dia 30 de dezembro eles abrem o evento com um desfile de tochas à noite. Gente, até arrepio... são pessoas vestidas com trajes medievais carregando tochas acesas, pensa se isso não é uma máquina do tempo... são mais de 40 mil pessoas fazendo o trajeto, foi uma das experiências mais surreais que eu já tive. A gente que está assistindo o desfile também pode acender uma tocha pra participar daquilo tudo.

 

 

No dia 31, tem vários shows de música com bandas locais e internacionais em diversos palcos montados pela cidade. Tem também vários telões com imagens do evento espalhados pela cidade toda. Eles começam a contagem para a queima de fogos a partir das 21hs, depois outra contagem às 22hs e outra às 23hs. E à meia noite é o momento do show de fogos. Eles são queimados no Castelo de Edinburgo e no Calton Hill, que é um lugar maravilhoso, que tem uns monumentos medievais. É lindo gente! Vou colocar algumas fotos para vocês terem uma ideia. Todo mundo se abraça, independente de se conhecer ou não, e eles tem até uma musiquinha.

 

No dia 01, minha gente, tem o banho de rio perto de uma ponte de aço linda chamada Forth Bridges, num frio de rachar a nossa moleira, e capaz de curar qualquer porre desse mundo. Às 10:30 a gringaiáda fantasiada (afinal é carnaval), entra toda no rio congelante e toma aquele banho fresquim de início de ano. Sério, nesse eu não tive coragem de entrar (Afinal eu ia para outros lugares da Europa ainda e não podia correr o risco de pegar uma gripe. Fiquei de camiseta na queima dos fogos, mas nadar num rio congelante não deu não...), vai ficar para a próxima vez. Mas é muito legal de se ver, eles ficam todos felizes comemorando.

 

Como de costume, peguei o onibusim de turismo, recomendo sempre para quem vai visitar as cidades da Europa com pouco tempo. Os lugares que eu fui lá, e que recomendo que visitem são o Scott Monument, o West Princes Street Gardens, o Calton Hill, Saint Giles Cathedral e o Castelo de Edinburgo. Fora os pubs... Tem passeios por pubs igual os passeios pela cidade, para vocês terem uma ideia. E esse passeio aí tem que ser em outro texto, senão esse fica enorme!

 

Scott Monument

 

Esse monumento tem mais de 60 metros de altura e fica na Princess Street, dentro dos jardins. De onde você estiver na cidade, consegue vê-lo. Ele foi erguido para homenagear um escritor popular da Escócia chamado Walter Scott, que está talhado em mármore bem no meio do monumento. Que demorou 6 anos para ser inaugurado (Tá achando que é só no Brasil que obra demora?). Pra subir nele, meus amigos, tem que vencer 287 degraus, ok? Não fui, Já basta da Giralda de Sevilha, obrigada!

 

Andar por esses jardins enormes é como estar dentro daquele cenário de filmes, onde as batalhas eram travadas naquele ambiente medieval rústico. A sensação é estranha por saber o quanto de história um lugar desse carrega, quantos reinados passaram por ali e quantas pessoas estiveram naquele lugar. É um jardim enorme dentro da cidade, na linha imaginária, que divide a cidade velha da nova. Ele é tão grande, que dentro dele passa uma ferrovia.

Calton Hill

 

Meu lugar favorito de Edinburgo! Aqui sim, do alto desse morro, é possível se transportar para dentro de uma era que não me lembro, mas que posso ter vivido uma outra vida. Daqui se tem uma das visões mais lindas que eu me recordo. Dá para ver a cidade toda. Todas aquelas construções lindas feitas há milhares de anos atrás. É realmente como um cenário de um filme, só que real. Se não me engano, no filme Coração Valente, até tem uma cena que foi gravada numa pedra enorme que pode ser vista desse lugar. Depois vou pesquisar isso e volto aqui para contar para vocês.

 

Por mais maravilhoso que seja a vista e esse lugar, ele é conhecido como a vergonha de Edinburgo, porque era para ser uma réplica do Parthenon de Atenas, mas nunca foi concluído por falta de verbas (te lembra algum outro lugar do mundo?) Foi construído para homenagear os soldados escocesses na derrota de Napoleão em Waterloo. Dentre outras construções nessa colina, está o Nelson Monument que é uma torre com 143 degraus (também não subi, obrigada!) que era utilizada pelos marinheiros determinarem sua longitude no mar. Tem também dois observatórios onde acontecem sessões noturnas para contemplar o céu e as estrelas. Lá tem outro monumento lindo chamado Dugald Stewart Monument.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saint Giles Cathedral

 

A Catedral de Santo Egídio, padroeiro da cidade, é considerada a igreja matriz do Presbiterianismo. E é lindinha! Eu e minha mania de visitar igrejas, mas mineiro, né gente? Que viveu em excursões escolares por anos em Ouro Preto, cria mesmo o hábito de visitar igreja. Ahahahaha!!! Adoro! Foi lá que comprei meu brinquinho celta lindo. Na rua dessa igreja tem diversas lojinhas de souvenir, trouxe uma cruz linda de malta também. E um marcador de livro, tudo em prata, coisa mais linda! Eu amo essa época medieval com construções góticas!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Castelo de Edinburgo

 

Entrar aqui é como entrar numa era antiga. Você sente o cheiro do lugar, vê a mobília antiga, as jóias, você imagina como era a vida ali no tempo que aquele castelo era habitado por reis e rainhas, príncipes e princesas. Escutar o som da música tocada com um cara alto e forte usando saias e meias até os joelhos, é algo que realmente te transporta para outra época. Ele é um dos pontos turísticos mais importantes do país, é construído sobre uma rocha de origem vulcânica no alto da cidade. Em volta do castelo, tem vários comércios para conhecer, inclusive, uma fábrica de whisky que te possibilita uma experiência na fabricação da bebida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E aí? Gostariam de Edinburgo? Quem aí já esteve por lá? O que acharam da cidade? Contem aí o que acharam da minha experiência. Lembraram-se de um lugar que tenha te mostrado coisas que você nunca tinha visto antes? Como foi gente? Conseguiram se lembrar de cheiros, barulhos, texturas, temperaturas, gostos, imagens? Contem aí para mim. Quais foram as sensações de se lembrarem desse momento da vida de vocês? Aguardo seus comentários.

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon