Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

O Poder do Autoconhecimento

18 May 2018

Olá querido e querida leitora!

 

Hoje gostaria de conversar com você a respeito de uma palavrinha muito difundida tanto no que diz respeito a vida profissional, quanto pessoal – Autoconhecimento! Num primeiro momento ela pode parecer inocente e simples, mas é capaz de dar grandes poderes a quem a se utiliza dela de verdade.

 

E o que Autoconhecimento significa? Porque é tão poderoso?

 

Bem... significa a habilidade de se conhecer de forma profunda, entendendo os pontos fortes, as características a desenvolver e os padrões de comportamento positivos e negativos. Isto é, se enxergar de forma plena e crítica. Isso permite que explore de forma produtiva suas características positivas, desenvolva estratégias para trabalhar aquilo que não está bacana e entender por que as vezes você faz coisas no automático mesmo que não sejam legais pra você e para os outros. E esse é o poder... permitir o movimento constante... melhorar a cada ano, a cada desafio, a cada conquista e assim por diante.

 

E como faço para me conhecer melhor?

 

Primeiro passo é estar aberto a ver coisas que gostará e outras não. É se dispor a livrar do discurso: “sou assim e as pessoas tem que me aceitar do jeito que sou”. Realmente devemos ser aceitos pelo que e quem somos, porém, se podemos evoluir e mudar por ser importante pra nós, por que não faze-lo? Se temos a oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores, por que nos limitar a alguns pontos fortes ao invés de muitos?

 

Dado esse primeiro passo, agora é hora de utilizar algumas ferramentas para isso:

- Autoexame: refletir e por num papel o que considera seus pontos fortes, aquelas características mais legais que você tem e o que precisa melhorar.

 

- Feedback: nas empresas esse termo é muito utilizado, mas no nosso cotidiano pessoal também devemos explorar isso, buscando saber de pessoas mais próximas como elas o veem. Isso é importante, porque conseguimos interligar a visão de quem pensamos que somos com a imagem que passamos pra outras pessoas.

 

- Testes e inventários de personalidade: alguns testes são exclusivos da área da psicologia, mas tem alguns inventários abertos a todos que produzem resultados bem legais. Claro que você deve tomar cuidado pra não cair em todos os testes que ver na internet, então selecionei esse link que tem um que acho interessante e mais seguro para identificar suas características.

 

Agora que está munido(a) dessas informações, entende melhor quem você é... não pare aí, pense em como se desenvolver. O que fazer efetivamente para lidar com a impulsividade, agressividade, timidez excessiva, desorganização, indisciplina etc. Porque antes de gerarem impactos pras pessoas de fora, isso gera pra você mesmo.

 

Foque-se em se conhecer e se lembre que será uma maratona, ou seja, demandará tempo e dedicação, mas o resultado é surpreendente... tomar decisões ficará menos desafiador, pois saberá quem é e o que deseja pra si; utilizará dos seus pontos fortes para se destacar cada vez mais e continuará evoluindo e aprendendo consigo e com os outros cada dia.

 

Então não perca tempo e boa jornada!

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

O PESO

November 18, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon