Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

SEJA GENTIL COM VOCÊ! VIVA COM MAIS LEVEZA

20 Sep 2018

Quantas vezes você acolheu um desabafo de um amigo, escutando e compreendendo plenamente? Quantas vezes você disse aos outros as frases: "Tudo bem, você fez o que estava ao seu alcance", "Relaxa, você é muito bom no que faz", "Tudo vai dar certo".

 

Ser gentil, compreensivo e compassivo com o outro é fundamental e faz toda a diferença para construirmos um mundo verdadeiramente melhor, mas se não começarmos por nós mesmos, fica ainda mais difícil exercitar gentileza e compaixão com os outros.  Quando cuidamos de nós, com certeza ficamos mais disponíveis para cuidar do outro e um exemplo que eu gosto muito de usar é quando escutamos as instruções de segurança antes da decolagem dos aviões onde os comissários de bordo avisam que em caso de despressurizarão da cabine, máscaras de segurança cairão automaticamente e que devemos coloca-las primeiro em nós, para em seguida possamos ajudar os outros.

 

Sempre penso naquela frase: "Não faça aos outros o que você não quer que seja feito a você" e fico imaginando que neste caso poderia ser adaptada da seguinte forma: Não faça a você o que você não gostaria de fazer aos outros.  A grande questão é: Por quê nem sempre somos tão gentis assim quando se trata de nós mesmos?

 

Repare que na grande maioria das vezes nosso dialogo interno chega até mesmo a ser cruel. Deveríamos nos tratar com o mesmo carinho e gentileza com que tratamos um amigo muito amado e isto é a essência da autocompaixão, que é a capacidade de ser gentil consigo mesmo.

 

Dicas para ser mais gentil com você mesmo e viver mais leve:

  • Pense em uma pessoa que você ama e admira muito, agora escreva coisas que você diria a esta pessoa caso ela estivesse precisando de uma injeção de ânimo, entregue estas palavras a você, guarde e leia sempre que precisar.

  • Se errar, se perdoe, pratique auto gentileza, encoraje-se a prosseguir e a tentar outra vez.

  • Pare de se comparar com os outros, ao invés disso, lembre-se de suas potencialidades e o que você tem de melhor. O mais importante é lembrar que não existe ninguém igual a você! Sua história é única e especial.

  • Tenha sempre atenção aos seus pensamentos sobre si mesmo e, sem julgamentos, tente eliminar o que não for positivo, substituindo por outros que te tragam conforto.

  • Se presenteie com algo que te faça feliz, pode ser um livro, um passeio por uma praça ou parque bem bonito na hora do seu almoço, um café com um amigo, etc.

  • Pratique atividade física, seja qual for. Busque algo que te faça feliz e lembre-se que esse tempo que você cuida do seu corpo acaba sendo um tempo só seu.

Seja gentil com você e sinta gratidão por cada conquista e cada passo dado durante sua caminhada até aqui.

 

Até a próxima! Abraços!

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon