Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

O fracasso escolar e a mola mestra para chegar ao topo do sucesso

4 Oct 2018

 

Querido/a leitor/a,

 

No texto de hoje discutiremos um tema importante que, em certa medida e em algum momento da vida, já preocupou muitos de nós. Estou me referindo ao famigerado fracasso escolar. Quem nunca viveu uma situação de fracasso na vida escolar, seja como família, professor/a ou aluno/a? Como lidar com o fracasso escolar? É possível extrair algo positivo em uma situação de fracasso? Essas são questões que tratarei ao longo desse texto, com o qual espero levar um pouco de esperança e potência para lidar com essa situação.

 

Os índices que avaliam a educação no Brasil apontam para uma realidade de fracasso na educação brasileira. Recentemente, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgou haver uma deficiência na aprendizagem dos conteúdos de matemática e português dos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do nível médio. Os dados do Saeb, juntamente com o Censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb avalia a qualidade da educação em todas as esferas, sejam elas públicas ou privadas. Essa análise é feita considerando os resultados obtidos nas avaliações em larga escala. Os últimos resultados do Ideb apontam para uma situação de insucesso em todas as etapas da educação básica no país. Em Minas Gerais algumas etapas apresentaram crescimento, mas este foi considerado pequeno. Em linhas gerais, os índices são insatisfatórios e denunciam que os/as estudantes estão concluindo a formação básica sem terem consolidados habilidades e competências previstas. Como é possível lidar com este resultado?

 

Essas análises sobre a educação brasileira corroboram para existência de um cenário de fracasso escolar. Mas o fracasso não precisa necessariamente ser algo ruim. O fundador da Ford Motor Company, Henry Ford, certa vez disse que o verdadeiro fracasso é aquele com o qual não aprendemos nada. Concordo muito com essa frase. Acredito que em todas as situações da vida há algo novo a aprender. Porém, para conseguir extrair algo positivo de uma situação difícil é preciso ter nosso olhar moldado, entendendo que dar ênfase ao fracasso como uma fraqueza ou culpa trata-se de uma construção social criada pela nossa ansiedade de obter certo resultado. Muitos/as de nós somos ensinados/as a vencer sempre, e isso é forte e potente para nossa vida. Mas saber lidar com o fracasso pressupõe reconhecer que nem sempre será possível atingir a meta almejada. Nossa maior satisfação deve estar no esforço, não na conquista. É como diz aquela canção: “não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu. É sobre escalar e saber que o caminho te fortaleceu”.

 

Se os índices na educação básica apontam para uma situação de fracasso; se nossos/as filhos/as estão vivendo o fracasso escolar; se nossos/as alunos/as estão fracassando; se nós, enquanto professores/as, temos fracassado na nossa missão de ensino-aprendizagem; o que podemos extrair de positivo de tudo isso? O fracasso é uma oportunidade para começar de novo. Hannah Arendt já dizia que uma situação de crise constitui-se também uma oportunidade para buscar soluções que possibilitem avançar. Quando nos deparamos com uma pessoa que, segundo nossa avaliação, venceu, não pensamos nos fracassos pelos quais essa pessoa passou para chegar no topo. Certamente, para estar no topo, foi necessária uma árdua caminhada. Só é possível chegar ao conhecimento através da experiência diária que os caminhos já transitados nos proporcionam. Precisamos aprender a valorizar as dificuldades encontradas neste caminho. O resultado é importante, mas em muitas situações, pouco importa se não estamos felizes com todo o esforço realizado.

 

Que sejamos capazes de aprender que o fracasso nada mais é que uma oportunidade para começar novamente. Evitá-lo significa evitar também o sucesso. Que sejamos perseverantes na busca de alternativas criativas para vencer o fracasso escolar. Que essas alternativas sejam permeadas por amor e a capacidade de aceitar que cada um/a construirá sua própria escalada para o topo do sucesso.

 

Um abraço e até o próximo texto!

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon