Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

RESILIÊNCIA

22 Oct 2018

Mais sábios que os homens são os pássaros. Enfrentam as tempestades noturnas, tombam de seus ninhos, sofrem perdas, dilaceram suas histórias. Pela manhã, têm todos os motivos para se entristecer e reclamar, mas cantam agradecendo a Deus por mais um dia.

Augusto Curt Meme

 

Olá querido leitor! Mais um texto escrito com muito carinho para você!

 

Para hoje, este assunto que muito me emociona, porque ser resiliente é ter uma característica incrível. Embora muitos a possuam, mas nem saibam disso.

 

Resiliência, por definição, é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

 

Ser resiliente demonstra uma capacidade incrível de superação, alguém que, mesmo em meio a pressão de problemas vindos de todos os lados, consegue se manter equilibrado o suficiente para tomar decisões acertadas e seguir em frente.

 

Na história mundial, temos inúmeros exemplos de pessoas que representam resiliência de forma genuína, e mesmo após partirem, deixaram uma marca significativa na humanidade. Pessoas que conseguem enxergar o nascer do sol que virá após a tempestade e transformar momentos de sofrimento em puro aprendizado e transformação.

 

Um dos grandes exemplos de resiliência é Nelson Mandela. Mesmo após 27 anos preso numa cela minúscula, com apenas poucos metros de comprimento para se locomover e privado de ver a sua família por quase três décadas, sendo torturado e humilhado, Mandela não aparentou ódio ou desejo de vingança quando finalmente foi libertado, mas uma grande serenidade que foi transmitida por meio de seus discursos que atravessaram o mundo:

 

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou o seu passado, ou sua religião. As pessoas aprendem a odiar, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto".

 

Vencedor do Nobel da Paz (em 1993), Mandela é um dos exemplos mais claros da resiliência humana.

 

A resiliência nada mais é do que a capacidade humana de superar as adversidades, porém, a diferença essencial entre pessoas fortes e pessoas resilientes é que os resilientes superam transformando os momentos difíceis em oportunidades para aprender, crescer e mudar. As pessoas resilientes conseguem não apenas amadurecer emocionalmente, como também ficam mais fortes depois de ultrapassada a fase negativa.

 

Isso, obviamente, implica em perdão. A mais nobre das decisões. Porque perdoar não diz respeito ao outro, mas a nós mesmos. Sem o perdão não se segue em frente, não há liberdade e muito menos resiliência.

 

Mandela foi capaz de, após sair da prisão e se tornar presidente da África do Sul, escolher convidar para sentarem ao seu lado à mesa, no jantar de posse presidencial, os carcereiros brancos que o haviam maltratado durante anos.

 

Existem pessoas fortes, que conseguem suportar grandes adversidades durante a vida, mas não chegam a ser resilientes, porque permanecem presas ao sofrimento, a quem as feriu, carregam por anos mágoas e rancores que as corroem por dentro, transformando suas vidas em pesos constantes. Na resiliência, você escolhe não carregar esses pesos, e acolhe a liberdade que essa atitude te traz.

 

Você pode estar pensando como deve ser difícil possuir esta capacidade incrível. E eu te digo que existem escolhas fáceis, mas as que podem mudar as nossas vidas e nos proporcionarem a experiência mais completa do que é realmente viver, com certeza não poderiam ser as mais fáceis.

 

Resiliência também diz respeito a persistência e fé. Aquelas pessoas que recebem inúmeros NÃOS na vida, que muitas portas são fechadas para elas, e ainda assim, não se deixam abalar, nunca desistem de correr atrás do sucesso.

 

“Falhei muitas vezes, fui rejeitado nuns trinta empregos.

Tentei uma vaga na polícia, não me quiseram.

Quando o KFC chegou à China, tentei um emprego lá.

Eles entrevistaram vinte e quatro pessoas e contrataram vinte e três.

Eu fui o único que ficou de fora.

Na polícia, havia 5 candidatos.

4 entraram. Eu fui o único que ficou de fora.

Tentei entrar em Harvard dez vezes.

Em todas fui rejeitado.”

 

Estas são palavras de Jack Ma. É o fundador da empresa com a maior entrada bolsista (IPO) da história. A sua empresa chama-se alibaba.com (AliExpress).

 

E este homem é hoje nem mais nem menos que o homem mais rico da China.

 

Exemplos como este nos trazem a certeza de que vale muito a pena persistir, que apesar dos inúmeros NÃOS que recebemos todos os dias, apesar de todas as vezes que não dá certo, que erramos, que falhamos, sempre há uma outra forma de tentar, uma nova oportunidade, basta estar de olhos e coração bem abertos para perceber o que está a nossa volta.

 

Em vez de estarmos ocupados demais lamentando nossos fracassos, e alimentando em nós sentimentos que não irão nos levar a lugar algum.

 

E você? O que você faz quando se depara com um grande problema? Corre, chora ou encara? Dependendo da sua resposta, podemos afirmar se você é ou não uma pessoa resiliente.

 

A dica que deixo para você hoje é: Mire seu olhar no alto, no ponto mais alto que você conseguir, e nunca...nunca deixe de acreditar.

 

Afinal, amanhã é um novo dia e cada novo dia traz novas oportunidades.

 

Agarre as suas com as duas mãos!

 

“Tudo pode ser tirado de um homem, exceto uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher a sua atitude em um determinado conjunto de circunstâncias, escolher seu próprio caminho” Viktor Frankl

Um forte abraço e até a próxima!

 

Se você foi inspirado de alguma forma por este texto, compartilhe com as pessoas que conhece. Pode haver alguém precisando muito ler isso. 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon