Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

ORGULHO

30 Nov 2018

Olá meus caros leitores! Feliz por partilhar com vocês mais uma vez!

 

Eu não poderia escolher outro título para este texto, que expressasse melhor o sentimento que tenho ao presenciar algo como o que irei descrever aqui.  Orgulho sim, muito orgulho de conhecer e fazer parte da vida de pessoas que contribuem ativamente para a construção de um mundo melhor.

 

Esta é uma edição muito especial dos meus textos para este Blog, porque paro por um momento para dizer sobre um projeto incrível e completamente inspirador que eu, através da Memorarce, tive a honra de presenciar e fiquei incumbida de registrar aqui, com minhas palavras, o que pude absorver desta experiência.

 

O Projeto ao qual me refiro, intitulado LIVRO DE CRÔNICAS, aconteceu na Escola Municipal Modestino Gonçalves, em Santa Luzia/MG. Foi idealizado pela incrível professora e colunista deste Blog, Gislene Rangel, Pedagoga e Mestre em Educação, e realizado por 62 alunos do 5º ano fundamental.

 

Foi um trabalho longo, e super organizado, realizado com a participação de todos: alunos, pais, familiares, professores. Todos envolvidos de forma direta ou indireta para tornar este, o projeto de sucesso que é.

 

O Projeto consiste na produção de um livro de crônicas escrito pelos alunos. Para que eles aprendessem mais sobre crônicas e tipologias textuais, a professora utilizou vários métodos, como leitura de livros de autores famosos, além de filmes exibidos em sala de aula. Foram seis meses de trabalho e dedicação, e o resultado está no Livro intitulado Folhas Mágicas, nome, inclusive, escolhido pelos próprios alunos, assim como as ilustrações e o tipo de livro.

Todo o recurso para edição, diagramação e impressão do livro foi arrecadado pelos alunos, por meio de vendas de rifas, doces e doações de suas famílias, o que faz este projeto ainda mais lindo.

 

Foram vários desafios enfrentados, várias lições assimiladas, várias conquistas ao longo da execução do projeto, e muita ansiedade até o grande dia do lançamento.

 

Pode-se imaginar o quanto uma ação como esta pode impactar positivamente a vida de crianças como estas. Uma oportunidade incrível de abrir os olhos delas para um mundo pouco explorado em um país de poucos leitores. Ao envolve-los nesta ação, a professora Gislene trouxe para eles um entendimento do quanto ler pode ser importante, mas também, apresentou-os o outro lado, o lado do escritor. Isso, com certeza, os incentivou a serem exímios leitores do futuro. 

 

E chegou o dia tão esperado! O lançamento do Livro! Alunos sem dormir a dias, ansiedade a flor da pele, e muitos olhinhos brilhando. Escola lotada de alunos, pais, familiares e profissionais da educação, todos reunidos para o mesmo propósito, homenagear os novos pequenos grandes autores, que se esforçaram bastante para poderem vivenciar este momento.

 

Músicas, danças e homenagens à professora idealizadora do projeto. Eles brilharam!

 

E, enfim, chegou a hora dos autógrafos. Todos sentados à mesa preparada especialmente para eles. Os pais “inflados” de tão orgulhosos! Era lindo de se ver.

 

As mãozinhas ansiosas, as canetas prontas para a assinatura e a dedicatória, e os autores absolutamente prontos para aquele momento. Palavrinhas carinhosas, assinaturas com certeza treinadas para esse dia, e uma super expressão de contentamento naqueles rostinhos lindos. Como não se encantar? Como não se admirar? Eu só conseguia pensar no imenso orgulho que sinto por fazer parte da mesma espécie de seres de tanto valor.

 

Para mim, poder falar sobre ações como esta, é ter a oportunidade de mostrar a beleza que há no mundo e que não poucas vezes fica oculta, atrás de tantas coisas ruins.

 

Dedico este texto à Gislene Rangel, que não só idealizou o projeto, mas conduziu todas as ações com maestria para que ele fosse brilhantemente executado. Aos alunos, que o abraçaram com tanto amor e tão lindamente, aos pais que contribuíram com apoio incondicional e à escola, que ajudou a viabilizar tudo isso.

 

Tenho certeza que o trabalho da professora Gislene Rangel, realizado com tanto amor, representa uma luz na vida de muitas meninas e meninos, contribuindo, assim, ativamente para a construção de um mundo melhor. Porque acredito que um mundo onde crianças e adultos têm o hábito de ler, não pode ser ruim.

 

Minha carinhosa homenagem a todos vocês!

 

 

 

 

 

 Um forte abraço e até a próxima!

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon