Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

Um, dois, três... Férias!

6 Dec 2018

“Assim como as estações a vida tem ciclos. Os melhores dias são como memórias antigas de um verão regado de risadas, de aventuras e de calor. Mas depois do verão vem o outono, as folhas caem, as circunstâncias mudam. O inverno é tão traiçoeiro que é quase impossível notar quando de fato começa e quando termina. Os dias são escuros, mais curtos, parecem saber que se fossem longos derrubariam até o mais valentes entre nós. As estações nos dão a oportunidade de redescobrirmos o significado do que é paciência. A esperança de uma nova primavera. E assim como as estações, é a vida.” (Os Arrais)

 

Querido/a leitor/a,

 

A essas alturas, nas escolas, a correria toma conta de todos/as. Notas para fechar, reuniões a se fazer, despedidas para organizar, formaturas... Estamos diante do fim de mais um ano letivo! O encerramento de um ciclo. Neste ponto do ano é comum que muitas pessoas estejam com as energias esgotadas. Estudantes deram tudo de si, aprenderam coisas novas, superaram limites, se esforçaram em um desafio que começou há 11 meses. Professores/as se organizaram, planejaram, inventaram e recriaram novos métodos e outras práticas. Pais, mães e responsáveis tiveram que lidar com a ansiedade dos/as filhos/as, suas dificuldades, angústias, fracassos e sucessos. Não é para menos que todos/as estejam cansados/as e com poucas forças, tampouco é incomum nosso anseio de que o ano letivo acabe logo.

 

O fim do ano letivo é também a oportunidade de um recomeço. Não me refiro a um reiniciar das atividades escolares, como muitos/as esperam que ocorra em fevereiro do ano seguinte (até porque é cedo para falar desse assunto!). Refiro-me a uma criação inteiramente nova de você e de seus hábitos. Talvez o ano não tenha sido exatamente como você planejou. Talvez aquela nota mais alta não tenha vindo, aquele reconhecimento do seu trabalho não tenha chegado como desejado, as parcerias feitas tenham sido falhas, as alianças quebradas. Talvez você esteja encerrando o ano se lamentando, ou não. Pode ser que o ano tenha sido muito mais do que o planejado, suas expectativas tenham sido amplamente alcançadas, suas metas tenham sido batidas e até multiplicadas. Mas, fato é que, no que diz respeito ao ano letivo, chegou a hora de encerrar. E agora? O que fazer? Com certeza há muitas “receitas” de como aproveitar as férias, com lista dos filmes mais “bombados” e dos passeios mais “irados”, mas esse não é meu papel. Meu intuito é chamar a atenção para as novas possibilidades que o fim de um ciclo nos oferece.

 

Considerando que você se esforçou de todas as maneiras possíveis e que já não há como mudar os resultados escolares obtidos ao longo deste ano, passemo-nos a focar nas coisas que você pode fazer nessa nova fase da vida chamada de férias. Que tal viver coisas novas? Ler um livro diferente. Ver um filme de outro gênero. Conhecer gente nova. Ir a lugares incomuns. Experimentar aquele sabor que lhe é estranho. Sair da rotina. Okay! Eu sei que as férias já trazem consigo uma rotina diferente, mas a proposta aqui é de uma completa mudança de hábitos! Permita-se o novo, a novidade. Permita-se, inclusive, não fazer nada de vez em quando, ou então dormir no sofá durante o dia. Dê uma caminhada na rua, veja o que há de novo ou reviva suas brincadeiras de infância e construa novas memórias. Tomara que chova em pelo menos um dia durante as férias, quem sabe você não se arrisca a um delicioso banho de chuva. O que me diz?

 

O que estou propondo neste texto é que você permita se redescobrir. Talvez tenham coisas guardadas aí dentro que nem mesmo você saiba, porque as práticas cotidianas te absorvem de tal maneira que fica difícil abrir espaço para o novo. Para cada fim, um recomeço. Recomece diferente! Serão aproximadamente 45 dias para viver coisas novas. Se preferir, reserve uma semana para repetir aquela programação de todos os anos, mas deixe o novo tomar conta dos outros dias.  

 

Descanse, aproveite, se renove, se reinvente. Depois venha aqui contar suas experiências.

 

Tenha um excelente Natal e um ano de 2019 cheio de novidade de vida!

Até o ano que vem!

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon