Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

O presente que toda criança quer ganhar

24 Dec 2018

Olá, caro leitor. Dezembro chegou, 2018 começa a se despedir e os rituais de passagem de ano se iniciam.

 

Hoje, véspera de Natal, aquela data super esperada por muitas crianças. Não porque estarão junto de suas famílias, ou vão rever aquela priminha que mora longe. Hoje o Natal, para muitas crianças, significa uma coisa: PRESENTES. E qual será o melhor presente que elas podem ganhar? Quero falar sobre isso com você hoje.

 

Temos vivido no mundo da informação, da globalização, do consumo. Um mundo onde o ter tem mais valor que ser. Essa cultura tem sido espalhada cada vez mais cedo. Nem chegou dezembro direito e a televisão já nos bombardeia com propagandas de natal, o comércio já estampa suas decorações fabulosas. É Papai Noel no shopping e por aí vai.

 

Nesse mundo onde ha tanto o que se fazer e comprar, muitas vezes precisamos nos esforçar para lembrar de também fazer o verdadeiro amor florescer. Amor esse que vem na forma da companhia, da troca, da conexão, de lembranças, de PRESENÇA. E isso não há loja nenhuma que venda. Pode acreditar.

 

- Presente + Presença

 

Apesar de no dicionário a palavra Presença ser um substantivo, Presença para mim é verbo. É um ato deliberado, pensado e executado. É estar, fazer e acontecer. É afeto. É ação. É memórias. E você quer melhor presente do que esse para o seu filho? O presente de você estar presente.

 

Não estou dizendo que os presentes “materiais” não são legais ou que não gerem sensações boas. É bem provável que quase todo mundo adore ganhar um presentinho de vez em quando, não é mesmo? (Eu gosto ;) ). E está tudo bem. Os presentes podem até ser deliciosos de receber, mas podem nunca ter o mesmo valor que a presença tem para aqueles que mais amamos. Principalmente as crianças. Nada é mais fortificante e valioso para elas do que a sua presença. Nada!

 

Somos fortes por estarmos juntos.

 

Falando assim parece que a presença é importante só para os pequeninos. Como se só eles tirassem proveito daqueles minutinhos ou horas que estão com você. Mas, se teve uma coisa que trabalhar com crianças me fez perceber, é o quanto elas também me faziam bem. O quanto que estar presente para elas era um presente para mim. Relaxava-me, renovava minhas energias para voltar ao “meu mundo”.

 

Essa “mágica” que acontece quando estamos 100% presença, para mim, é um dos nossos maiores poderes como seres humanos. O poder de nos fortalecermos. O poder de dividirmos essa “energia” e energizarmos uns aos outros. E as crianças são como se fossem uma caixa de 1000 volts. Uma energia surreal. A presença deles também nos fortalece.

 

Troque a diversão da prateleira pela diversão que não tem data de validade.

 

Calma, não precisa ir a loja e devolver o presente de natal que você comprou com tanto carinho, que eu sei que comprou. Mas você pode aproveitar a noite de natal – e todas daqui pra frente – para passar uns minutos especiais com o seu filho. Quem sabe até compartilhando, desvendando o presente que você comprou.

 

Já nos outros dias, procure ter um dia da semana onde você possa estar com o seu filho. Um dia ou momento do dia, só para vocês, sem interrupções ou distrações. Um dia para vocês se (re)conhecerem, conversarem, brincarem, fazerem alguma tarefa juntos, ou simplesmente estar.

 

Esse momento especial pode ser desde uma ida na pracinha, ver um filme, realizar alguma tarefa de casa juntos, a brincar livremente, etc. Aqui não tem muitas regras, simplesmente, estejam juntos, da melhor forma que conseguirem.

 

Que na noite de hoje você possa se inspirar e oferecer ao seu filho o melhor presente que ele pode merecer. Aquele que ele vai carregar não em uma sacola ou caixona bonita. Mas aquele em que ele vai carregar dentro do próprio coração, na forma de memórias, momentos.

 

O presente da sua presença.

 

Que você tenha um Feliz Natal e um Espetacular Ano Novo!

 

Nos vemos no ano que vem.

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon