Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

SHIATSU: ACUPUNTURA COM OS DEDOS

22 Jul 2019

Baixa autoestima, depressão, apatia, distúrbio alimentar, insônia, medo, ansiedade... Esses são alguns dos desconfortos que a sociedade contemporânea está vivenciando e experienciando. Como não adentrar um cenário desta magnitude? Como evitar ou curar-se destes desequilíbrios psicológicos que afetam diretamente o corpo físico devido a uma descarga energética que somos acometidos?

 

As terapias integrativas são um dos caminhos para auxiliar-nos nestes desafios que nos investe intimamente. Nesse texto optamos por apresentar o shiatsu e seus benefícios diante do quadro descrito anteriormente. Informamos que as terapias integrativas não são fórmulas mágicas e prontas. Elas auxiliam-nos e nos fortalecem, abrindo o nosso campo mental e trabalhando os nossos sentimentos para que possamos trilhar a estrada da vida com confiança, perseverança, objetivo e determinação.

 

Uma das terapias integrativas, o shiatsu é de origem japonesa que possui duas partículas, o "shi" e o "atsu". A primeira significa dedo, e a segunda, pressão. Dessa forma, podemos traduzir o shiatsu como uma forma de manipulação feita através da pressão dos dedos, polegares, e a palma das mãos; sem o uso de qualquer aparelho sobre a pele da pessoa.

 

Essa técnica trabalha pontos estratégicos do corpo que denominamos de Tsubos, que estão localizados em trajetórias delineadas energeticamente, que são os meridianos, que compõem a fisiologia energética da acupuntura e de toda a Medicina Oriental.

 

Cada ponto pressionado trabalha uma necessidade da pessoa que vai sentindo o benefício tanto no campo energético, quanto no campo físico e psíquico. Como já tivemos oportunidade de comentarmos em outros textos, cada um de nós é uma fonte em potencial de energia que precisa harmonizar para que o físico e a mente trabalhem em equilíbrio.

 

Esta terapia trabalha as nossas questões íntimas que refletirão no corpo físico e mental. Melhorando todas as situações que enumeramos no início desse texto. Todavia, o shiatsu assim como outra terapia necessita da confiança e o esforço do individuo, para que a cura se efetive de fato. É importante não olvidarmos que nós, como fonte de energia, produzimos as doenças, mas também a cura, portanto depende de cada um de nós sintonizarmos com a energia curativa do shiatsu quando estivermos fazendo para atingirmos o nosso objetivo.

 

Fora isto, o shiatsu nos convida a pensarmos a respeito de nossas vidas e como a conduzimos, pois na maioria das vezes, os processos enfermiços surgem devido as nossas posturas, ou seja, a nossa maneira de pensarmos e agirmos diante da vida.

 

Assim, a proposta desta terapia é fazer o individuo observar a si mesmo, respiração, sentimento e ação e, a partir daí, atuar com uma fonte poderosa de energia em benefício a todos que o procuram.

 

Luz, alegria e gratidão!

Até a próxima!

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon