Blog Memorarces

Por Rubia Arce e Colunistas

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E PRÁTICA DE CUIDADO

3 Sep 2019

Você sabe o que é o Projeto Político Pedagógico ou PPP? Já leu o PPP da escola do (a) seu (a) filho (a)? Da escola em que trabalha? E o que o Projeto Político Pedagógico nos ensina sobre práticas de cuidado? Essas são algumas questões que orientarão o texto de hoje. Vem comigo que a leitura é importante!

 

O PPP é nada mais nada menos que o documento de identidade da escola. Nele estão contidas as principais informações sobre as práticas pedagógicas, as normas e sanções adotadas pela instituição, bem como as descrições administrativas, materiais e institucionais. É também no PPP que consta a filosofia de ensino adotada pela instituição, o que pretende a escola ao ensinar conteúdos curriculares aos (as) alunos (as). No PPP, espera-se que esteja claramente descrito que tipo de cidadão pretende formar, para qual tipo de sociedade. Esses são alguns dos objetivos da instituição e a partir deles toda a prática educativa se desenvolve.

 

Nenhuma formação é neutra, ou seja, em qualquer que seja a escola seu caráter formativo é construído a partir de objetivos claros. Esses objetivos dialogam com perspectivas pedagógicas que irão ao encontro de uma filosofia de ensino pautada em tipos específicos de sujeitos que se deseja formar ali. Gosto de usar as escolas confessionais como exemplo, pois nelas é possível identificar mais facilmente as intencionalidades das ações pedagógicas na formação do sujeito.

 

Entretanto, isso não significa que apenas as escolas confessionais operem nessa lógica. Toda e qualquer instituição de ensino está formando tipos específicos de sujeitos para determinadas sociedades. Mas, vamos ao exemplo das escolas confessionais. Nelas, muitas vezes, o tipo e sujeito que se deseja formar é alguém que se desenvolva emocional e espiritualmente a partir da crença ali existente. Nesse sentido, as convicções daquela religião perpassam todo o currículo escolar e está presente em diferentes atividades propostas.

 

É intencional o modo como os valores religiosos são articulados ao currículo. Como disse anteriormente, toda instituição de ensino deseja formar certos tipos de sujeitos. Isso refere-se a missão daquela instituição, portanto, deve estar descrito de forma clara em seu Projeto Político Pedagógico. Mas o que tudo isso tem a ver com prática de cuidado? É preciso ter clareza de quais são os objetivos da escola em que seu (a) filho (a) está inserido, para identificar se os objetivos formativos daquela escola dialogam com os valores que você e sua família comungam.

 

Como professora, é importante ter claro que sujeito está se formando ali para, então, desenvolver práticas pedagógicas reais, que alcancem os fins desejados. Isso é prática de cuidado! Cuidado com o outro, cuidado que deve ser exercido durante os processos formativos aos quais estão inseridas nossas crianças. Conhecer o PPP da escola do seu (a) filho (a) ou na qual você trabalha, demonstra zelo com aquilo de mais valioso que existe, que são as pessoas a quem o PPP se destina. Além disso, a consulta e até participar da construção do PPP é um direito de todos os atores da educação, sejam pais ou professores (as). O PPP é um documento que deve ser construído coletivamente e estar sempre a disposição para consulta.

 

Fica o convite para que você procure saber mais sobre ele na escola do (a) seu filho (a) ou na que trabalha. Que tal praticar esse cuidado?

 

Um abraço e até a próxima!

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

VIAGEM A OUTRO MUNDO

November 11, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon